Dia de quase verão em Oslo

junho 12, 2010

Neste final de primavera, quase verão, Oslo é uma cidade verde. Toda a grama e as árvores dos parques estão brotadas, assim como os jardins das casas e das praças públicas. Um cheiro de flores paira no ar.

Ao sair do hotel, a primeira impressão é de que tudo funciona muito bem. O transporte público é uma maravilha. Quase nenhum trânsito. Os carros andam por túneis subterrâneos, enquanto os bondes elétricos tomam conta das ruas, soberanos.

Em alguns lugares, fontes de água jorram entre os trilhos e se encolhem para deixar o bonde passar. Na rotunda, como na foto ao lado, a água  jorra a quase um metro de altura, provocando um efeito luminoso e refrescante na praça, no meio do tráfego.

Quando o bonde se aproxima (em azul, na foto ao lado), os jatos de água diminuem de intensidade. Quase ninguém percebe.  As águas sobem e descem o dia inteiro, ao sabor do movimento do transporte público, que é eficiente, mas caro. Uma viagem nesse bonde super silencioso e  confortável custa 42 Coroas. Mais ou menos 10 Reais. Tudo custa muito caro em Oslo.

O dia bonito e o calor levam muita gente para o cais, onde turistas e moradores se esbarram pelas lojas e restaurantes.

É intenso o movimento dos barcos de todos os tamanhos que vão e voltam de passeios a fjordes, museus e outras atrações da baía. 

A nova Ópera House, construída num aterro que permitiu a expansão da cidade para uma área antes desocupada, próxima à estação ferroviária, lembra a rampa do Congresso Nacional, em Brasília. Toda de mármore branco. Ponto obrigatório de visita para os turistas, que sobem e descem a rampa durante todo o dia.

E como é quase verão, nada melhor do que fechar o dia molhando a garganta com uma cerveja deliciosa. Afinal, conhecer uma cidade nova dá uma canseira danada.

Anúncios

4 Respostas to “Dia de quase verão em Oslo”

  1. Alessandra Says:

    êê.. pela cara na foto, nem precisa dizer que o passeio está sendo maravilhoso!

  2. Melissa Says:

    Não tinha idéia de como a Noruega é tão linda! Estou adorando ler o blog e conhecer mais um pouquinho deste lugar maravilhoso. O fato de não ter noite (como a gente conhece)neste período é fantástico! E a limpeza, a organização?! O máximo! Quanto ainda temos que evoluir para chegar ao mesmo nível, né?! Agora uma curiosidade: lá a cerveja é quente também? Beijos com saudades

  3. Beth Says:

    hummmmmmmmmmmmmmmm vamos brindar !!!!

  4. José Carlos Says:

    Parabéns pelas fotos.
    Estive nessa região em junho 2010. Confirmo com vc tudo. Além de Bergen e Oslo, fui para Alesund e Andalnes. Tudo bonito. Fiz o Passeio inclusive de trem de Oslo até Andalnes.
    Feliz 2011


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: